ZÉ AUGUSTO CONSTATA ABANDONO EM CANAFÍSTULA

O Vereador esteve, no último final de semana, no distrito de Canafístula, conversando com a comunidade e constatou o abandono pelo Poder Público. O lixo domiciar está em todos os arredores, no campo de futebol, no final da avenida principal e nas saidas da zona urbana. Há mais de um ano foi prometido a coleta de lixo, requerimento solicitando a coleta foi aprovado na Câmara Municipal, confirmado em vários debates com a comunidade na seção intinerante realizado no distrito. A própria comunidade, com o apoio da Associação dos Agricultores, no ano de 2010, realizou mutirão coletando o lixo, mas a administração municipal, por incentivo de alguns partidários que não querem o bem da Canafístula, criticou a atitude alegando que a queima do lixo agredia o meio ambiente e isso atrapalharia o prêmio Selo Verde, prometendo realizar a coleta.

Claro que os mais instruidos, sabem, que na própria sede do município o lixo coletado é levado para o Lixão nas proximidades, que da mesma forma é irregular e agride o meio ambiente. Mas se não podemos fazer uma coleta seletiva, com destinos apropriados, façamos pelo menos o básico, mesmo com a queima, pois o pior é a sujeira nas proximidades.As iniciativas das pessoas de bem geralmente são criticadas pelas pseudas lideranças que representam na localidade o poder municipal. Prédios públicos e equipamentos esportivos, também, estão em total abandono. A quadra esportivaconquistada para comunidade pelo Vereador Zé Augusto e o ex-prefeito Gois, está abandonada desde a sua construção, há quatro anos.

Além de ficar sem energia elétrica por mais de três anos, as traves estão enferrujadas, telas quebradas, rebocos caindo e a sujeira predominando. Outro, caso é o prédio onde funciona os Correios, onde vemos rachaduras, portas e janelas quebradas, além da ameaça de cair. Na escola municipal o Freezer para conservar a merenda escolar, não funciona há vários meses. Já na Creche o único banheiro para os adultos, foi transformado em depósito.

 


Os encarregados da administração municipal, por incompetência, desprestígio ou descaso, não tomam as devidas providências quando são solicitados. Quando houve o desabastecimento d'água por ruptura de um cano, o problema foi resolvido por outras pessoas. Um simples incentivo para o time de futebol local, não acontece. A única coisa que funciona plenamente é um projeto, que não tem apoio da administração municipal, que é exemplo para todo Ceará, denominado PRECE, executando na comunidade um Programa de Educação em Células Cooperativa, que já graduou vários jovens na a Universidade Federal do Ceará, além de mestres e doutores.

Nas fotos constatamos o abandono que a comunidade enfrenta, ficando a expectativa de que pelo menos em 2012, ano eleitoral, as providências serão tomadas.